segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O dia em que matei a professora dentro de mim




Comecei a trabalhar aos 14 anos. Em razão disso, minha aposentadoria também foi cedo. Então, ainda em pleno vigor intelectual, resolvi compartilhar o conhecimento acumulado participando do universo acadêmico. E não demorou muito e fui convidada a lecionar em uma universidade. A primeira turma foi o último semestre de alunos de um curso de marketing. Ao comparar a minha experiência com o grupo foi de susto. Minha didática era diferenciada. Era personalizada. Um dia solicitei a um aluno que fosse a biblioteca e trouxesse determinado livro. A resposta dele, de pronto: “professora, onde fica a biblioteca?”. Último ano. Último semestre. Certamente pegaria o diploma dali a seis meses e não sabia onde ficava a biblioteca na universidade. Pensei: este profissional está morto e não sabe.

Minha ação foi mergulhar em novos formatos e metodologia. Foi nesse momento que eu matei a professora que existia em mim. Queria ensinar e acabei aprendendo. Não, não cometi suicídio. Deixei de ser professora e tornei-me E-de-A (Estimuladora-de-Aprendizagem). Exterminei – simbolicamente – meus alunos e os transformei em aprendizes. Lembrei-me de Paulo Freire e pensei: também se alfabetiza na universidade. A relação mudou. A partir de então deliberadamente deixei de dar respostas e nem respondia qualquer dúvida, qualquer que fosse. Nem mesmo a indicação de um banheiro. A cada questionamento eu retribuía com outras perguntas. Instigava-os. A cada nova pergunta mais perguntas eu devolvia. E a biblioteca começou a ser frequentada. As aulas passaram a ser ministradas neste local. Virou ponto de encontro. As bibliotecárias constantemente me chamavam a atenção. Afinal, biblioteca não era sala de aula. Mas o comportamento da classe foi se modificando. Se no inicio tinham dois ou três frequentadores, ao final a turma toda comparecia. As aulas eram numa sexta-feira à noite. Ao redor da universidade dezenas de bares, festas, encontros, carros e quetais. Tinha todo tipo de atração.

Ao final do semestre os aprendizes passaram a me chamar pelo nome de um personagem de desenho animado que eu desconheço até hoje, por responder perguntas com outras perguntas. Mas, a propósito deste dia 15 de outubro, aprendi que as respostas ‘matam’ a cognição e as perguntas ‘avivam’. Salvei algumas pessoas da morte. Agora eu vivo um dilema: transformar em livro esta abordagem conceitual e prática. O título está pronto: MORTE AOS PROFESSORES. Sorry friends!

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

97% das empresas não conseguem satisfazer mais do que 60% de seus clientes

Resenha: Empresa & Atendimento, de Glória W. de Oliveira Souza





Empresas que investem de 2% a 5% de sua folha de pagamento anual com treinamento de funcionários terão cerca de 10% de aumento no lucro bruto. Este é um dos dados de pesquisa utilizado por Glória Souza ao escrever o quarto volume da pentalogia sobre ‘atendimento’. Com o título Empresa e Atendimento, a autora faz uso de exercício lúdico para fixar o conteúdo do livro. Já foram publicados, dentro dessa temática, ‘Atendimento a Clientes’; ‘Atendimento & Marketing’ e ‘Atendimento & Mulher’. O quinto e último volume – em processo de finalização – será ‘Preço & Atendimento’. Os livros estão disponíveis nas modalidades impresso e ebook. Pentalogia é uma reunião temática composta por cinco ou mais volumes de um determinado trabalho artístico, podendo ser literário, teatral ou fílmico.

A maioria da produção literária de Glória Souza se encaixa na categoria de não ficção. Ela utiliza de elementos e conteúdos jornalísticos aliados a métodos semiacadêmicos para montar sua obra. E ela o faz com maestria. Adiciona atividades lúdicas para amenizar a chatice dos livros didáticos. Para tanto, cria – a partir de textos disponíveis na obra – exercícios lúdicos, como as palavras cruzadas, que acompanha o presente volume. O objetivo de Glória é, segundo ela, ajudar na fixação do conteúdo abordado e desta forma, ajudar no combate ao analfabetismo funcional, que atinge cerca de 30% dos brasileiros, incluindo estudantes do ensino superior. Segundo a autora, com esta metodologia acredita estar auxiliando o leitor na capacitação profissional e pessoal dentro da temática abordada, principalmente em momento de grande difusão das redes sociais e aperfeiçoamento tecnológico.

A preocupação da autora, além da capacitação, é fornecer elementos adicionais à leitura ao ofertar razoável lista de indicação de fontes que o leitor poderá acessar para aumentar o conhecimento sobre o tema. A lista complementa a bibliografia, já que Glória Souza faz uso, no decorrer do texto, de inúmeras fontes que podem ser confrontadas. A autora, entretanto, faz questão de não direcionar ou interferir e nem tampouco conduzir o leitor à análise dela, porque ela não deixa transparecer a sua opinião. Muito pelo contrário. Ela faz uso da técnica jornalística em sua redação e deixa para cada leitor formar a sua opinião, demonstrando, desta maneira, respeito pelo leitor. No melhor estilo paulofreiriano.

E este leitor, que pode ser um empresário ou empregado, sabe que o momento atual é de buscar atualização, já que, como a própria autora alerta, pesquisas indicam que 97% das empresas não conseguem satisfazer mais do que 60% de seus clientes, ao se referir sobre clientes que querem ter garantia de acesso e de atendimento sempre quando necessitarem. E a autora complementa que “gestores precisam saber que funcionários destreinados comprometem a imagem da empresa, diminuindo a quantidade de clientes e os lucros, gerando prejuízo ao negócio”.

Em razão da situação política e econômica que afeta atualmente o país, o livro Empresa & Atendimento vem a calhar, pois serve tanto para àqueles que estão em busca de emprego – como capacitação – bem como aos empresários que lutam para se manter num mercado incerto e altamente competitivo. É uma obra de leitura fácil, instigante por proporcionar atividade lúdica e abre um horizonte necessário e em momento oportuno. Ensina sem chatice. Diverte com responsabilidade. Contribui socialmente. Ou seja: é atual.

01out2018


serviço:
Agbook - impresso - https://bit.ly/2DrcUl6  
Amazon – ebook – https://bit.ly/2VVqvZa
Amazon - impresso - https://bit.ly/2Zp5W9z  
Americanas.com – impresso - https://bit.ly/2PtxE0F  
Clube de Autores – impresso - https://bit.ly/2DqMD6v  
Estante Virtual - impresso - https://bit.ly/2IqOsUv
Kobo - ebook - https://bit.ly/2Ll4wH0
Livraria Cultura - impresso - https://bit.ly/2IHjVBI  
LT2 Shop - impresso - https://bit.ly/2VWrdFz  
Magazine Luiza - https://bit.ly/2Igoscu
Mercado Livre - impresso - https://bit.ly/2Iwbbyh  
Shoptime – impresso - https://bit.ly/2ZmJttU  
Submarino.com – impresso - https://bit.ly/2Uv2FSw  
Topleituras.com – impresso - https://bit.ly/2LjupXS
Zoom - impresso - https://bit.ly/2KhljO4