Empresas
que investem de 2% a 5% de sua folha de pagamento anual com treinamento de
funcionários terão cerca de 10% de aumento no lucro bruto. Este é um dos dados
de pesquisa utilizado por Glória Souza ao escrever o quarto volume da
pentalogia sobre ‘atendimento’. Com o título Empresa e Atendimento, a autora
faz uso de exercício lúdico para fixar o conteúdo do livro. Já foram
publicados, dentro dessa temática, ‘Atendimento a Clientes’; ‘Atendimento &
Marketing’ e ‘Atendimento & Mulher’. O quinto e último volume – em processo
de finalização – será ‘Preço & Atendimento’. Os livros estão disponíveis
nas modalidades impresso e ebook. Pentalogia é uma reunião temática composta por cinco ou mais volumes de um determinado
trabalho artístico, podendo ser literário, teatral ou fílmico.
A maioria da
produção literária de Glória Souza se encaixa na categoria de não ficção. Ela utiliza de elementos e
conteúdos jornalísticos aliados a métodos semiacadêmicos para montar sua obra.
E ela o faz com maestria. Adiciona atividades lúdicas para amenizar a chatice
dos livros didáticos. Para tanto, cria – a partir de textos disponíveis na obra
– exercícios lúdicos, como as palavras cruzadas, que acompanha o presente
volume. O objetivo de Glória é, segundo ela, ajudar na fixação do conteúdo
abordado e desta forma, ajudar no combate ao analfabetismo funcional, que
atinge cerca de 30% dos brasileiros, incluindo estudantes do ensino superior.
Segundo a autora, com esta metodologia acredita estar auxiliando o leitor na
capacitação profissional e pessoal dentro da temática abordada, principalmente em
momento de grande difusão das redes sociais e aperfeiçoamento tecnológico.
A
preocupação da autora, além da capacitação, é fornecer elementos adicionais à
leitura ao ofertar razoável lista de indicação de fontes que o leitor poderá
acessar para aumentar o conhecimento sobre o tema. A lista complementa a
bibliografia, já que Glória Souza faz uso, no decorrer do texto, de inúmeras
fontes que podem ser confrontadas. A autora, entretanto, faz questão de não
direcionar ou interferir e nem tampouco conduzir o leitor à análise dela,
porque ela não deixa transparecer a sua opinião. Muito pelo contrário. Ela faz
uso da técnica jornalística em sua redação e deixa para cada leitor formar a
sua opinião, demonstrando, desta maneira, respeito pelo leitor. No melhor
estilo paulofreiriano.
E este
leitor, que pode ser um empresário ou empregado, sabe que o momento atual é de buscar
atualização, já que, como a própria autora alerta, pesquisas indicam que 97%
das empresas não conseguem satisfazer mais do que 60% de seus clientes, ao se
referir sobre clientes que querem ter garantia de acesso e de atendimento
sempre quando necessitarem. E a autora complementa que “gestores precisam saber
que funcionários destreinados comprometem a imagem da empresa, diminuindo a
quantidade de clientes e os lucros, gerando prejuízo ao negócio”.
Em razão da
situação política e econômica que afeta atualmente o país, o livro Empresa & Atendimento vem a calhar,
pois serve tanto para àqueles que estão em busca de emprego – como capacitação
– bem como aos empresários que lutam para se manter num mercado incerto e
altamente competitivo. É uma obra de leitura fácil, instigante por proporcionar
atividade lúdica e abre um horizonte necessário e em momento oportuno. Ensina
sem chatice. Diverte com responsabilidade. Contribui socialmente. Ou seja: é
atual.
01out2018
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