sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Bisturi não é varinha de condão



A obra “Bisturi não é varinha de condão” faz parte da série fixação de conteúdo que, mediante o uso de exercícios lúdicos, objetiva a capacitação tanto individual quanto corporativo ou coletivo. Também é o primeiro volume da trilogia sobre o assunto relativo à sexualidade, tendo como tema ‘transexualidades’. Por intermédio de escolha criteriosa aborda aspectos da vida cotidiana ao utilizar textos retirados da internet com fins didáticos ao revisitar situações sobre cirurgia, infância, transtornos, apoio, preconceito, cérebro e aspectos sociais.Bisturi não é varinha de condão” aborda a cirurgia transgenital e sua interferência na vida das pessoas transexuais. Mas alerta: ela não faz milagres. Ao ofertar com a publicação o aperfeiçoamento aos leitores sobre o assunto, a autora oferece, de forma ordenada, um roteiro propício para a compreensão do fenômeno. Desta forma, o estudo contribui para o combate ao analfabetismo funcional sobre o tema abordado mediante textos-base seguido de exercícios lúdicos. O leitor de “Bisturi não é varinha condão” tem, portanto, incentivo à aprendizagem ao realizar a atividade de ‘Preenchimento Textual’. A obra oferece ainda material suplementar com detalhada apresentação e introdução específicas, além de bibliografia, leitura suplementar e solução dos exercícios.



quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Informação como ferramenta



A obra Informação como ferramenta faz parte da série fixação de conteúdo mediante o uso de exercícios lúdicos com o objetivo de capacitação, tanto individual quanto corporativo. Por intermédio de assuntos ou temas, a série aborda aspectos da vida cotidiana e profissional utilizando elementos da internet para fins didáticos. Informação como ferramenta aborda o tema demonstrando como a informação é uma ferramenta importante no dia-a-dia das pessoas e de organizações. A autora visa o aperfeiçoamento dos leitores, principalmente nos tempos de redes sociais e desenvolvimento da tecnologia. A meta é, com este estudo, contribuir para o combate ao analfabetismo funcional. Para tanto, oferece textos-base, seguido de exercícios lúdicos. Com isso propõe a reflexão e compreensão do conteúdo estudado. O aprendiz treinará mediante prática com Palavras Cruzadas, Caça-Palavras, Preenchimento Textual, Questionário e Verdadeiro/Falso. A obra oferece ainda texto suplementar com apresentação detalhada e introdução relativa ao tema, além de bibliografia, soluções dos exercícios e leituras complementares.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Escarafuncho

Escarafuncho*
Glória W. de Oliveira Souza

O Twitter é um microblog em que o usuário pode enviar mensagens de até 140 caracteres. Tem duas características fundamentais: a tônica da interação e a formação de laços sociais não baseadas em vínculos preexistentes. Mas tem penetração individual em fluxos de ideias. Estas características fazem do Twitter um espaço de dinâmicas sociais de inteligência coletiva. Uma plataforma tecnológica que subverte as limitações convencionais espaço-temporais do real. 

O maior desafio de escolher o Twitter como objeto de pesquisa está em estudar um fenômeno em movimento. Outro fator que problematiza a dinâmica de processos do Twitter é a sua territorialidade pouco consistente. A vida comum transforma-se em algo espetacular, compartilhada por milhões de olhos potenciais. A ideia de múltiplas identidades, distanciada da noção de imobilidade que persistiu durante a modernidade. 

Dá o tom da urgência pelo momento presente. "Nós não nos consideramos uma rede social. Somos uma rede de informação". Isso porque os usuários continuamente reportam não apenas o que estão fazendo, mas o que está acontecendo ao seu redor. O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores. Dá-se crédito a seu autor original. Pode-se também afirmar que os mecanismos internos destas redes, modificam a forma que os textos são construídos. 

Conto é um gênero textual e apresenta os mesmos elementos de outros textos narrativos: enredo, espaço, tempo, narrador e personagens. Observe nas produções literárias que são hospedadas no Twitter. Esta literatura presente no Twitter é conhecida por Twitteratura. Ao reduzir os espaços e aumentar os seus efeitos de expressão, os microcontos ascendem como reflexo das multifaces da literatura. É uma constante (re)visitação de gênero textuais em tempos distintos. 

A unidade narrativa da microficção representa uma fatia menor de vida. Mas nela há síntese, tensão, surpresa e revelação. Textos concisos que possuem intensa significação e narratividade, e que fogem do convencional. A literatura minimalista é caracterizada pela economia de palavras. 

Os autores minimalistas evitam advérbios e preferem sugerir contextos a ditar significados. Espera-se dos leitores uma participação ativa na criação da história, pois eles devem “escolher um lado”, baseados em dicas e insinuações, ao invés de representações diretas. Os microcontos apresentam diálogo ininterrupto com o contemporâneo e com as inovações tecnológicas. O discurso é sucinto, um recorte cirúrgico no tumultuado cotidiano do final do século XX. 

Neste início do XXI, provoca inquietação no leitor e o exige na coautoria. A publicação dos textos na rede permite múltiplas leituras. Quanto mais pessoas lendo, maiores são as possibilidades de interpretação. Isso dá mais riqueza ao texto. "O que escrevemos em um microconto é apenas 10% da história. O resto se constrói na cabeça de quem lê".

* parte suprimida da antologia publicada pela Editora Illuminare.

Dez microescritos de verão em dez microcontos

Recebi hoje, 22 de maio de 2017, o livro "Escritos de um verão, contos, crônicas e poesias", organizado por Rô Mierling e publicado pela Editora Illuminare, que contém o meu trabalho intitulado 'Dez microescritos de verão em dez microcontos'. Pena que a obra não consta no catálogo e nem no site da editora.




quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cem microcontos imperfeitos com cem caracteres

Poucas formas literárias são tão interessantes quanto o conto. Ainda mais quando a autora possui a habilidade única de síntese que tão caracteriza o gênero. O desafio da transgressão das palavras se torna notável. A máxima aristotélica de que a escrita é a arte de economizar palavras veste como uma luva neste Cem microcontos imperfeitos em cem caracteres. A perfeição da concisão é algo de raro deslumbre, onde poucas palavras são capazes de contar uma história inteira, com tensão, drama, suspense e, às vezes, até mesmo um leve toque de erotismo. É impossível ler e não destacar os contos preferidos. Em Sussurro, você consegue sentir a tensão do protagonista de forma sinestésica. Tranca deixa transparecer o medo e faz você sentir calafrios. Em alguns contos, como Amiga e Mentira, você praticamente visualiza uma cena de teatro, abordando a ingenuidade e a decepção. Outros, como Fezes e Bêbada, conseguem descrever em tão poucos caracteres cenários cômicos e constrangedores. Nesta obra a autora traz 100 microcontos que permitem uma leitura rápida, porém tão intensas que se assemelham na sua profundidade a uma longa contada de histórias ao redor da fogueira. É ler e deleitar-se no prazer em viagem de leitura.







terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Contribuição para combate ao analfabetismo funcional

Para sobrepor aos problemas enfrentados por empresários e empregados, a obra propõe, de forma lúdica mediante a prática de palavras cruzadas, treinamento de funcionários habilitados para lidar com clientes e capacitação na área de atendimento aos diversos públicos. Tanto corporativo como individualizado. Os exercícios, criados a partir de textos disponibilizados, promove a fixação de conteúdo dentro da temática de atendimento. Combate, desta forma, um dos males do desemprego: o analfabetismo funcional. O resultado esperado é um corpo e consumidores.